02 - Mobilidade a Čakovec, Croácia
Mobilidade inserida no projeto Arte e Economia Circular, no âmbito das disciplinas de Geometria Descritiva A e Desenho A.
Atividades de preparação / seleção
ERASMUS+
Tema: Arte e Economia Circular - 6 Maio de 2022
O que escolher como Tarefa?
Usar materiais velhos ou que iriam para o lixo/reciclagem e aproveitar os mesmos na criação de uma Assemblage (colagens com objetos e materiais tridimensionais).
Que artista escolher?
Depois de observarmos alguns artistas portugueses e as suas obras tais como, Amadeo de Sousa Cardoso, Almada Negreiros, Mário Cesariny, Maria Helena Vieira da Silva, Vespeira, Júlio Pomar, Graça Morais e Paula Rego, entre outros, optamos por Paula Rego.
Breve descrição:
Paula Rego nascida no ano de 1935, portuguesa, mulher artista, única na sua linguagem e no seu traço, talvez a melhor pintora figurativa.
Grande parte do seu trabalho inclui como temáticas, o folclore tradicional, os contos e efabulações que havia conhecido em criança. Mundos da fantasia e metamorfoses, prazeres e delírios, pesadelos e mutações, imaginações e transcendências, o humano com o animal.
Nos anos 60 sofre a influencia surrealista, em especial do trabalho do artista espanhol Joan Miró.
Mais tarde o seu trabalho torna-se mais expressionista, algumas influências de artistas tais como o francês Jean Dubuffet e o russo Chaim Soutine.
Uma outra influência artística que embebeu no seu registo criativo foi o espanhol Diego Velazquez.
Para exprimir aquilo que assumia como a realidade fisica da mulher, desenhou-a de forma animalesca e brutal estabelecendo um paralelismo com os padrões dos desenhos do homem. Desta forma, abulia quaisquer idealizações por parte das mentes masculinas e colocava a mulher em total pé de igualdade física e mental com os homens.
É uma das principais figuras da ribalta artística portuguesa. Em 2009 foi construída a Casa das Histórias Paula Rego em Cascais.
Em 2010 foi nomeada Dama do Império Britânico.
Que obra escolher?
A Filha do Polícia de 1987
Quando olhamos A Filha do Polícia o que vemos?
"Uma cena banal do quotidiano ou uma banalidade que explode em perturbações indizíveis e fantasmas obscenos? Um gato instalado na intimidade do lar ou um pequeno monstro emparedado numa clausura impossível de aceitar? Uma janela que abre para o mundo exterior ou o buraco sem nome de um poço de monstros anunciados?"
Bernardo Pinto de Almeida
Hoje, dia 08 de Junho de 2022, morreu Paula Rego com 87 anos.
A professora,
Sofia de Sampaio Rosado
Mobilidade Física
Visita à escola de arquitetura e whorkshop de cerâmica:
Workshop na Association of Fine Artists:
Workshop de desenho:
Workshop com flores secas:
Rafting no rio Drava, fluxo de energia e matéria nos ecossistemas,
alterações climáticas e sustentabilidade