top of page
MONTEMOR-O-NOVO, PORTUGAL

23

Outubro 2017

Objetivos específicos do encontro:

- Promover o intercâmbio de experiências educativas, dinamizadas pelos alunos em situação de workshop, sobre tópicos relacionados com a Migração e a Globalização.

- Promover o intercâmbio de experiências didáticas e pedagógicas que permitam lidar com a crescente diversidade cultural e a heterogeneidade dos alunos.

O encontro em Portugal centrou-se no fenómeno da migração e globalização nos diferentes países parceiros. Em relação a este tema, os produtos finais foram uma peça teatral e um documentário, criado por todos os alunos.

Dia 1 (19/03/2018)

 Às 8: 30h, os alunos estavam na escola e frequentavam as aulas dos anfitriões, até às 10: 00h.

Entretanto, os professores portugueses acolheram os professores internacionais às 9: 30h e prepararam-se para a abertura da cerimónia, às 10: 30h, com todos os participantes ea Direção da escola. A diretora da escola, Idalina Bento, fez um discurso de boas-vindas e a equipa portuguesa (2 alunos e 1 professor) apresentou o programa e fez uma breve introdução, caracterizando a escola e a região.

Os participantes assistiram a uma apresentação musical, com bombos, no pátio da escola, por uma turma de uma escola Ofa. Os alunos participaram, depois, em atividades de quebra de gelo, em grupos internacionais.

Às 12:30h, todas as equipas almoçaram na cantina da escola, como aconteceu durante toda a semana, excepto no dia da visita de Lisboa.

Durante a tarde, das 14:00h às 16:00h, os alunos realizaram os trabalhos de grupo: dividiram-se em 2 grupos, um trabalhou numa peça teatral (“Migrations”) e o outro num documentário audiovisual (“Answers in 20 years”). Enquanto isso, os professores tiveram uma reunião sobre a avaliação do projeto e preparação para o encontro na Grécia.

Às 16:30h, todas as equipas se reuniaram na biblioteca da escola e participaram numa "Tertúlia", com pessoas com diferentes experiências de migração,  "Construindo conhecimento sobre a migração". Na hora do Chá (17:00h), todos os participantes foram convidados a degustar alguns chás e biscoitos de diversos países, preparados pela equipe portuguesa.

À noite, os professores participaram num jantar oferecido pela União das Freguesias de N.Sra da Vila, N.Sra do Bispo e Silveiras.

 

Dia 2 (20/03/2018)

Às 8: 00h, todos estavam prontos para partir para Lisboa, juntando-se no ponto de encontro - o Monte Alentejano Hotel.

Às 10: 00h, houve uma visita guiada ao bairro da Mouraria, conduzida pela Associação Renovar a Mouraria, com ênfase no conteúdo migratório deste tradicional bairro de Lisboa.

Depois do tempo livre para almoço na Praça Martim Moniz - também uma zona multicultural em Lisboa, as equipas reuniram-se para uma visita à Fundação Anna de Sommer Champalimaud e Dr. Carlos Montez Champalimaud, mais conhecido como Centro de Investigação Champalimaud pelo Desconhecido. O grupo participou numa comunicação com jovens cientistas, discutindo o seu percurso para a ciência e a importância de viajar para descobrir novos pontos de vista e experiências.

 

Dia 3 (21/03/2018)

 Às 8:30h, os alunos encontravam-se na escola para continuar o trabalho em equipa (Teatro e Documentário "Respostas em 20 anos"). Às 11:30h, professores e alunos tiveram uma recepção de boas-vindas na Câmara Municipal, pelo Vereador Rui Penetra, em substituição da Presidente, Dra. Hortênsia Menino.

Após o almoço, os alunos continuaram o trabalho em equipa, auxiliado por professores e uma coreógrafa local, Catarina Caetano.

 

Dia 4 (22/03/2018)

Houve uma visita a Vila Viçosa, ao Hotel Marmoris, acolhido por um migrante que teve uma história de sucesso nessa região.

No período da tarde foi realizada uma visita a Évora, a capital da nossa região. A região de Évora é um antigo território com sinais de ocupação humana desde os tempos pré-históricos. A situação geográfica ímpar poderia em parte explicar a importância da cidade desde a antiguidade, centro político e social de todas as civilizações que marcaram o que é o território português nos dias de hoje.


À noite, professores e autoridades locais tiveram uma refeição de convívio, oferecida pelo município.

 

Dia 5 (23/03/2018)

Às 8: 30h, os alunos assistiram aos campeonatos desportivos inter-turmas, comemorando o final do 2º período letivo. Às 10: 30h todas as equipas foram para o Teatro Curvo Semedo, para um espectáculo musical oferecido pela Escola de Música OFA de Montemor-o-Novo à comunidade escolar. No mesmo local, os alunos apresentaram o documentário “Respostas em 20 anos” e, para finalizar o espetáculo, a peça teatral, composta por 3 cenários e peças teatrais: comédia, tragédia e musical, sobre diversas situações migratórias.

O programa do dia continuou com o encerramento oficial e avaliação por todos os parceiros, às 19: 00h.

Em seguida, a comunidade local, professores, estudantes e famílias juntaram-se para uma festa de despedida, na cantina da escola, animada com cantores locais e grupo de dança - Grupo de Folclore dos Fazendeiros de Montemor-o-Novo. Famílias de acolhimento gentilmente trouxeram pratos tradicionais para homenagear nossos hóspedes.

encontro_pt1.jpg
bottom of page